MEU BEBÊ NÃO DORME!! – 5 dicas para fazer o seu bebê aprender a dormir e você também
13 de setembro de 2018
Pesquisando com nossas mamães de primeira viagem, descobrimos que umas das maiores dificuldades é o sono do bebê, ou a falta dele.
Pedro bem acordado no seu ensaio Newborn.
Trago hoje para vocês algumas dicas que a Gabi, que viveu na pele esse problema e hoje compartilha a solução para que mais famílias possam viver e dormir muito bem! Aproveitem!!!
Oi pessoal! Eu sou a Gabi, tenho um canal no youtube chamado Tiago e Gabi, onde compartilhamos nossa vida em família e experiências vividas. Sou mãe de 2 meninas, a Manuh de 5 anos e a Nina de 2. Quando a Manuh nasceu e durante seus 2 primeiros anos, tivemos muita dificuldade em relação ao sono. Tanta dificuldade que tivemos que pedir ajuda a uma especialista! Com ela aprendi algumas dicas que achei fundamental e vou dividir com vocês! Com a Nina essas dicas foram colocadas em prática desde o primeiro dia de vida, e ela sempre dormiu super bem! Então vamos lá tranquilizar o coração de outras famílias!
Dica 1: ROTINA DO SONO. Essa dica é fundamental! Para que a criança entenda que é hora de dormir, ela tem que estar segura pra esse momento. O ideal é que todos os dias tenham a mesma rotina. Aqui em casa começa no banho relaxante, depois uma história de ninar, depois rezamos e elas já sabem que acabou o dia. Essa rotina deve ser criada respeitando as estruturas de cada família!
Dica 2: Todos nós temos ciclos de sono. Isso quer dizer que dormimos profundamente, mas de 3 em 3 horas despertamos. Como sabemos voltar a dormir, nem percebemos esse ciclo. A criança precisa aprender a voltar a dormir. A dica é: a maneira que seu filho pegou no sono vai ser a maneira que ele vai precisar ter de volta para voltar a dormir. Ou seja, se ele pegou no sono mamando, vai precisar mamar para voltar a dormir. Se ele dorme sendo ninado, vai precisar ser ninado para voltar a dormir. Então o ideal é que ele aprenda a pegar no sono sozinho.
Dica 3: Alimentação. Dormir depois de comer um prato de arroz e feijão não é ideal. As vezes é melhor adiantar o jantar e antes do banho fazer uma ceia com alguma fruta ou transformar o jantar em algo leve e de fácil digestão!
Dica 4: Roupa de dormir. Tanto a Manuh quanto a Nina tiveram a mesma relação com o cobertor: nenhuma, hahahaha! Elas não ficavam cobertas. Como nosso corpo esfria enquanto dormimos, é importante que eles estejam bem aquecidos, mas não tanto a ponto de passar calor. Qualquer incômodo (tanto frio quanto calor) pode deixa-los agitados, o que dificulta a tranquilidade para dormir!
Dica 5: E por fim uma dica que foi muito importante pra gente. Sempre ouvimos que quanto mais a criança estiver cansada, mais ela dorme. Ledo engano… Os cochilos (referente a cada idade) são fundamentais para uma boa noite de sono, se eles não tiram o cochilo, ficam agitados e simplesmente não conseguem dormir.
Mas se mesmo tentando essas dicas eles ainda não estiverem dormindo, existem profissionais preparados para ajudar todas as famílias. Sim, porque o sono é algo que pode desestruturar todo o ambiente familiar. Então não tenham medo de contratar um consultor do sono, porque um bom profissional vai criar um plano que tenha a ver com suas ideologias!
E se conseguir por em prática todas as dicas, me conta como foi aqui no instagram.com/arianemilagresque eu vou adorar saber e trocar informações com você! Desejo que seu bebê durma tão bem quanto esses pequenos aqui.
Vou deixar o link do vídeo que a Gabi fez na época da Manuh acompanhados pela Cacau Prado que é referência nesse tipo de consultoria! É um vídeo bem detalhado sobre esse momento que viveram! https://www.youtube.com/watch?v=yOrs5xpkVtI